Evolução On-line
Login:
Senha:

Garanta a sua vaga

Sisu de meio de ano terá 55,6 mil vagas em instituições públicas

Publicado em: 03 jun 2015 Notícias Educacionais

MEC divulgou lista de vagas em 72 instituições de ensino superior. Inscrições para o Sisu devem ser feitas entre os dias 8 e 10 de junho.

A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu ) 2015 selecionará alunos para 55.576 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. O Ministério da Educação abriu nesta terça-feira (2) a consulta de vagas.

A lista, disponível na página do sistema, aponta cadeiras em 234 cidades de 25 estados do país (não há vagas no Amazonas e no Mato Grosso). Serão selecionados estudantes para 298 cursos de graduação.

O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.

As inscrições do processo seletivo serão abertas no dia 8 de junho e vão até as 23h59 do dia 10 de junho (horário oficial de Brasília).

Nesta edição, a única nota válida para participar do Sisu será a do Enem 2014. Para se inscrever na seleção, o candidato não pode ter tirado zero na redação.

O que é o Sisu
O Sisu é um sistema que seleciona estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para as insituições públicas do ensino superior. As inscrições deverão ser feitas pelo site do Sisu.

O processo seletivo do Sisu terá apenas uma chamada e o resultado, que será divulgado no dia 15 de junho, poderá ser consultado na página do Sisu na internet. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.

Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.

Como participar
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Entre o dia 8 e as 23h59 do dia 10, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.

Calendário

Inscrições
8 a 10 de junho

Resultado
15 de junho

Matrícula
19, 22 e 23 de junho

Lista de espera
15 e 26 de junho

 

Fonte: G1


Leia mais sobre Notícias Educacionais

© 2024 Colégio Evolução. Powered By Agência Ópera.