Número 13, Ano 2 SOE – Serviço de Orientação Educacional Maio / 2016
Como o estímulo à criatividade e à prática colaboram com uma produção textual de qualidade.
529 mil alunos tiraram nota zero na redação do ENEM 2014. Isso virou notícia em jornais, revistas e programas de TV. Diretores, coordenadores, professores e pais perceberam que devem dar ainda mais atenção a essa área. Mas o que é preciso fazer? Aumentar a carga horária das aulas de redação? Exigir que o aluno da 3ª série do Ensino Médio escreva mais e mais redações?
Antes que qualquer medida seja tomada, é preciso refletir sobre as causas, e não apenas sobre o sintoma. Pensar apenas em soluções para a série que antecede a avaliação não é o mais adequado. É necessário despertar para a visão de que o processo de construção para uma boa nota em redação no ENEM começa na primeira infância, pois ela é a base para todo o desenvolvimento cognitivo de qualquer aluno.
A prática para a redação do ENEM começa nos primeiros desenhos. É importante oferecer, na escola e em casa, atividades que estimulem a criatividade e a elaboração,
pois elas serão os primeiros treinos para a escrita de um bom texto. A ação de desenhar favorece:
da escrita.
a percepção do espaço a ser utilizado.
Além do desenho, é preciso, nos primeiros anos de vida escolar, encorajar o hábito da leitura. Ao realizar um projeto no qual as crianças levem livros semanalmente
para casa e façam registros sobre as histórias, contribuímos para a criação da prática de ler e envolvemos a família no processo. É importante que a escola tenha uma biblioteca com títulos variados e atrativos para todos os níveis de ensino, além de revistas e jornais.
Com isso, pode-se dar início ao processo de incentivo às produções textuais, que deve ser feito de maneira gradativa, respeitando as necessidades de cada faixa etária. Por exemplo:
1º e 2º anos: no começo, pode-se explorar o desenho sobre uma história. Depois, uma atividade de escrita sobre ele, como uma lista de personagens que apareceram no enredo. No decorrer do ano, é possível aumentar essa
quantidade de escrita.
3º ao 5º ano: é importante iniciar a escrita baseada em gêneros textuais. Aconselha-se explorar primeiro os gêneros mais simples, como bilhetes e convites, para depois abordar os mais complexos, levando para a discussão a estrutura do gênero, sua utilização prática e exemplos diversos.
6º ao 8º ano: deve-se explorar ainda mais os gêneros. É essencial destacar a importância das três fases para a produção de um texto: o rascunho, o passar a limpo e a redação final. O rascunho serve para organizar as ideias e elaborar o raciocínio. Depois de passar a limpo, o professor realiza a correção de acordo com os critérios pré-estabelecidos. Com isso, o aluno pode observar os equívocos cometidos, aprender com eles e reescrever o
seu texto da melhor maneira possível, produzindo a redação final.
9º ano em diante: é preciso explorar os temas mais diversos para que o aluno possa perceber como algo da atualidade pode ser exigido em uma proposta de redação. A partir daí, basta praticar.
Ao desenvolver atividades de desenho, estimular o hábito da leitura e realizar práticas de produção textual, a base do processo cognitivo do aluno é solidificada. Deve-se sempre lembrar que a educação é um processo gradativo e a longo prazo. Cada passo desse caminhar fará a diferença! Então, estejamos atentos não apenas ao resultado
final, mas especialmente ao início do ciclo, pois só assim poderemos colher saborosos frutos e também belíssimas redações no ENEM ou em qualquer processo avaliativo.
Rebeca Oliveira
EVOLUINDO é uma comunicação mensal, enviada pelo SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – SOE, que visa levar aos pais e/ ou responsáveis textos atuais acerca do desenvolvimento da criança e do adolescente.