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Do desenho às palavras: o processo de construção para uma boa redação no ENEM começa na infância

Publicado em: 09 jun 2016 Evoluindo SOE

Número 13, Ano 2 SOE – Serviço de Orientação Educacional                                      Maio / 2016

 

 

Como o estímulo à criatividade e à prática colaboram com uma produção textual de qualidade.

529 mil alunos tiraram nota zero na redação do ENEM 2014. Isso virou notícia em jornais, revistas e programas de TV. Diretores, coordenadores, professores e pais perceberam que devem dar ainda mais atenção a essa área. Mas o que é preciso fazer? Aumentar a carga horária das aulas de redação? Exigir que o aluno da 3ª série do Ensino Médio escreva mais e mais redações?

Antes que qualquer medida seja tomada, é preciso refletir sobre as causas, e não apenas sobre o sintoma. Pensar apenas em soluções para a série que antecede a avaliação não é o mais adequado. É necessário despertar para a visão de que o processo de construção para uma boa nota em redação no ENEM começa na primeira infância, pois ela é a base para todo o desenvolvimento cognitivo de qualquer aluno.

A prática para a redação do ENEM começa nos primeiros desenhos. É importante oferecer, na escola e em casa, atividades que estimulem a criatividade e a elaboração,

pois elas serão os primeiros treinos para a escrita de um bom texto. A ação de desenhar favorece:

  • A organização do pensamento. A criança vai escolher os materiais, as cores, o que pretende desenhar e como vai realizar a ação.
  • A coordenação entre visão e movimento da mão usada para escrever, que é essencial para um bom desenvolvimento

da escrita.

  • O aprimoramento da preensão do lápis. Quanto mais a criança desenhar, melhor será sua desenvoltura ao realizar registros no papel.
  • A construção da noção espacial. Os desenhos podem ser feitos em superfícies grandes ou pequenas para estimular

a percepção do espaço a ser utilizado.

  • O estímulo da criatividade, à medida que a criança é desafiada a se expressar no papel com os mais diferentes objetos (giz de cera, lápis de cor etc.).

Além do desenho, é preciso, nos primeiros anos de vida escolar, encorajar o hábito da leitura. Ao realizar um projeto no qual as crianças levem livros semanalmente

para casa e façam registros sobre as histórias, contribuímos para a criação da prática de ler e envolvemos a família no processo. É importante que a escola tenha uma biblioteca com títulos variados e atrativos para todos os níveis de ensino, além de revistas e jornais.

Com isso, pode-se dar início ao processo de incentivo às produções textuais, que deve ser feito de maneira gradativa, respeitando as necessidades de cada faixa etária. Por exemplo:

1º e 2º anos: no começo, pode-se explorar o desenho sobre uma história. Depois, uma atividade de escrita sobre ele, como uma lista de personagens que apareceram no enredo. No decorrer do ano, é possível aumentar essa

quantidade de escrita.

3º ao 5º ano: é importante iniciar a escrita baseada em gêneros textuais. Aconselha-se explorar primeiro os gêneros mais simples, como bilhetes e convites, para depois abordar os mais complexos, levando para a discussão a estrutura do gênero, sua utilização prática e exemplos diversos.
6º ao 8º ano: deve-se explorar ainda mais os gêneros. É essencial destacar a importância das três fases para a produção de um texto: o rascunho, o passar a limpo e a redação final. O rascunho serve para organizar as ideias e elaborar o raciocínio. Depois de passar a limpo, o professor realiza a correção de acordo com os critérios pré-estabelecidos. Com isso, o aluno pode observar os equívocos cometidos, aprender com eles e reescrever o
seu texto da melhor maneira possível, produzindo a redação final.
9º ano em diante: é preciso explorar os temas mais diversos para que o aluno possa perceber como algo da atualidade pode ser exigido em uma proposta de redação. A partir daí, basta praticar.

Ao desenvolver atividades de desenho, estimular o hábito da leitura e realizar práticas de produção textual, a base do processo cognitivo do aluno é solidificada. Deve-se sempre lembrar que a educação é um processo gradativo e a longo prazo. Cada passo desse caminhar fará a diferença! Então, estejamos atentos não apenas ao resultado

final, mas especialmente ao início do ciclo, pois só assim poderemos colher saborosos frutos e também belíssimas redações no ENEM ou em qualquer processo avaliativo.

 

Rebeca Oliveira

 

 

 

 

 

EVOLUINDO é uma comunicação mensal, enviada pelo SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – SOE, que visa levar aos pais e/ ou responsáveis textos atuais acerca do desenvolvimento da criança e do adolescente.

 


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