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Família e Escola, parceria que pode dar certo!

Publicado em: 21 fev 2020 Evoluindo SOE

Com o passar dos anos, muita coisa mudou em se tratando de educação. Nem as famílias, nem a escola são mais as mesmas. Ambas passaram por muitas mudanças nas últimas décadas e continuarão mudando, mas a importância da parceria entre elas continua sendo imprescindível, para que cada uma consiga atingir seus objetivos, alguns até comuns às duas instituições. Se por um lado a escola sozinha não é suficiente para garantir um bom rendimento escolar dos educandos, por outro os pais sozinhos também não conseguem oferecer educação integral para crianças e adolescentes.

Pais e escola devem formar uma equipe que trabalhe com base na colaboração e compartilhamento. Agindo em parceria, desenvolvendo ações sinérgicas que sejam verdadeiramente capazes de melhorar o rendimento dos estudantes. Diversos estudos já comprovam que uma boa relação entre pais e escola favorece muito o aprendizado.
Veja a seguir algumas boas razões para fazer dessa parceria uma realidade na escola:

Pais participativos geram melhores resultados do que pais ausentes

Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais por se sentirem amados e apoiados.

O pai que procura saber sobre a relação dos filhos com os professores, comportamento em sala de aula, notas e dificuldades nas matérias, normalmente está disposto a ajudar o professor a vencer os desafios em sala de aula, adotando medidas complementares em casa. Isso, inevitavelmente, promove uma melhora no desempenho do aluno.

Por isso, a escola que tem uma boa comunicação com os pais deve procurar dialogar, para que entendam bem como o papel deles é imprescindível no processo de aprendizagem.

As famílias confundem escolarização com educação. É preciso lembrar que a escolarização é apenas uma parte da educação. Educar é tarefa da família. (Mário Sérgio Cortella).

Para a boa relação entre pais e filhos, alguns pontos são bem importantes, confira:

 Conversas diárias sobre acontecimentos do cotidiano;

 Expressões de afeto;

 Comentários em família sobre livros, notícias de jornal ou das redes sociais, revistas, programas de televisão;

 Visitas em família à bibliotecas, museus, jardins zoológicos, lugares históricos, atividades culturais;

 Estímulos para utilizar novas palavras e ampliar o vocabulário.

É importante que a família busque estimular bons hábitos, que se refletem em resultados na escola:

 Estabelecer um tempo para estudo em casa;

 Rotinas diárias, que incluem tempo para comer, dormir, brincar, estudar e ler;

 Ter um lugar tranquilo para os estudos;

 Interesse da família em hobbies, jogos e atividades com valor educativo;

 Priorizar a leitura a outras atividades como: ver televisão, redes sociais e videogame;

 Preocupação com o uso correto da linguagem;

 Conhecimento dos pais sobre o progresso dos filhos na escola.

A eficácia do professor aumenta quando a criança já chega à escola com bons hábitos. As crianças aprendem melhor com esses estímulos vindos da família.

Como fortalecer a parceria entre pais e escola?

Com a evolução da tecnologia, hoje as escolas têm condições de terem um relacionamento mais próximo aos responsáveis. Usando um aplicativo escolar, por exemplo, a comunicação pode ser contínua e ter dois fluxos. Tanto a escola pode se comunicar com os pais, envolvendo diferentes colaboradores, como: professores, coordenadores, gestor e etc. Como os responsáveis também podem enviar mensagens aos diferentes setores da instituição. Como a qualidade de informação pode ser aprimorada com as facilidades trazidas pela tecnologia, fica mais fácil para os pais conversarem com seus filhos sobre conteúdos discutidos na escola. O pai que recebe no app as atividades que o filho realizou em sala de aula, quando chega em casa, pode discutir isso com o seu filho. Os alunos têm melhor desempenho quando percebem que o que veem na escola tem importância para os pais. Com o ganho na comunicação – que ocorre quando as escolas compartilham conteúdos relevantes com os pais – os pais podem ser mais participativos. Afinal, todos saem ganhando com a parceria.

A interação entre família e escola ajuda na redução de conflitos

Se os pais e escola interagem de forma contínua e buscam resolver os problemas imediatamente, considerando sempre as causas dos conflitos e dificuldades, certamente eles encontrarão juntos as soluções que favoreçam a família, os educadores, a instituição escolar e, principalmente, os alunos.

Essa é a razão de ser da parceria entre a escola e a família. Estimular essa cultura pode ajudar a escola a melhorar os resultados. Uma boa comunicação escolar vai ajudar no desenvolvimento de seus alunos.

Pais que enxergam os professores como aliados e professores que veem os pais como potencializadores do rendimento escolar possuem maiores possibilidades de conversar abertamente sobre os problemas dos alunos. Fica mais simples identificar deficiências de aprendizagem e reprogramar o processo de ensino de maneira personalizada e eficaz. Vale destacar que o contexto de comunicação ativa, frequente, sensata e sincera é muito importante quando se trata de educação.

A parceria entre família e escola traz impactos positivos não só para a vida e formação do aluno, como também vivifica a escola. Reuniões de Pais, apresentações de trabalhos abertas à família, eventos, festinhas e muitas outras ações resultantes da união de forças entre a família e a instituição escolar tornam o espaço mais útil e dinâmico.

“Família e escola precisam atuar em conjunto num só objetivo: formar uma pessoa completa, desenvolvendo todas as suas capacidades” (Andrea Ramal).

A parceria entre pais e escola interfere tanto no aprendizado?

As interações diárias entre pais e filhos, os hobbies e as atividades recreativas que a família desfruta potencializam o aprendizado dos estudantes. O uso do tempo é um aspecto muito importante no lar dos alunos que têm ótimo rendimento escolar. Em famílias assim, as crianças consolidaram o hábito da leitura e também praticam jogos que estimulam a mente.

Alunos que utilizam algumas horas por semana, fora do ambiente escolar, em atividades de desenvolvimento da aprendizagem são os que atingem a excelência. Essas atividades podem ser de música, leitura, escrita, visitas a museus, entre outras.

Quando a família estimula um tempo diário de estudo para as crianças, fazendo com que os estudantes procurem aprender não somente em sala de aula, os resultados mudam. O ato de aprender se torna natural e até mesmo prazeroso. Manter um horário fixo todos os dias para comer, dormir, estudar e ler estabelecerá um ritmo produtivo para as crianças. Além disso, precisam de um ambiente bem iluminado e tranquilo para estudar.

A parceria funciona melhor quando os pais são bem orientados

Há também momentos em que a escola e a família precisarão conversar a respeito de possíveis dificuldades de aprendizagem ou comportamentais apresentadas pelo aluno. Nesses momentos não basta dizer a um pai que o seu filho não está aprendendo, não está prestando atenção nas aulas e não está ajudando nas atividades. A escola, através dos profissionais que acompanham o aluno, precisa orientar o pai sobre como pode intervir e o que deve fazer para ajudar a solucionar o problema.

Além disso, os direitos e deveres da família e da escola devem estar claramente definidos. Afinal, a professora não deve ocupar o papel dos pais na vida do aluno. Cada um tem suas funções na educação e essas funções são complementares. Pais que procuram a parceria e atuar em consonância com a instituição são os pais dos sonhos de todo professor, coordenador ou gestor escolar. No entanto, para sermos realistas, nem todos terão essa natureza.

Agora, quando a escola se posiciona da forma certa e age para criar o engajamento, ela vai ganhar mais aliados. Ter um canal de comunicação eficiente com os responsáveis pode ajudar muito. Isso é algo que a tecnologia permite e seu uso inteligente pode melhorar muito os resultados.

Se a escola consegue a participação ativa dos pais na educação dos filhos, a chance de atingir seus objetivos fica muito maior. Sabemos que grande parte do sucesso do aluno na escola passa pela educação que ele tem em casa. Infelizmente, não temos a receita mágica para que a escola garanta um maior envolvimento dos pais. No entanto, eles estarem conscientes da importância da parceria entre a família e a escola, torna tudo mais fácil. Todos saem ganhando no final, especialmente o aluno.

Texto do Blog da Comunicação Escolar, adaptado pelo SOE.


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