Evolução On-line
Login:
Senha:

Garanta a sua vaga

A Participação dos Pais na vida escolar dos filhos

Publicado em: 09 mar 2016 Evoluindo SOE

Número 10, Ano 2 SOE – Serviço de Orientação Educacional                            Fevereiro / 2016

A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares, a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima.
Quando a criança entra na escola, traz consigo experiências adquiridas no convívio com meios anteriores, o que lhe permitirá formar uma determinada visão sobre si mesma.
O convívio na escola significa para ela, uma ampliação em sua esfera de relações. Na escola a criança conhecerá outras crianças com as quais deverá compartilhar uma parte de sua vida, além de estabelecer relações com adultos que não pertencem a sua família.
Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão!
Sendo assim, quanto mais os pais conversam sobre a escola, visitam o local, se envolvem com as lições e os trabalhos e incentivam o progresso educacional dos filhos em casa, melhores serão suas habilidades sociais.

A participação familiar na vida escolar dos filhos leva-os, dentre outras coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um comportamento cooperativo.

Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar dos filhos não deve significar apenas cobrar. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada. Para os pais, participar na escola, não deve ser só para receber informações dos seus educandos. É preciso que façam sugestões, conversem com os professores, participem nas atividades da escola, etc.
Note-se que, muitas vezes, a causa da abstenção dos pais na vida escolar dos filhos passa pelos seus horários de trabalho inflexíveis e acompanhar o percurso escolar do aluno, torna-se bastante difícil, nestas circunstâncias.

Sempre que possível, os pais devem:
– Comparecer na Escola sempre que pedido ou por iniciativa própria;
– Participar ativamente e cooperar em atividades extracurriculares;
– Incentivar o aluno a usar a Biblioteca da Escola, se existir;
– Incutir nos alunos a compreensão da necessidade de respeito pelo trabalho, o horário, os professores e as exigências disciplinares da Escola;
– Procurar criar o hábito de ser assíduo e pontual às aulas;
– Atribuir pequenas responsabilidades, ajudando o aluno a organizar-se nas atividades escolares para torná-las mais independentes e seguras de si;
– Mostrar interesse em tudo o que o aluno realiza, incentivando-o nas pesquisas e esclarecendo dúvidas, sem, no entanto, fazer os trabalhos por ele;
– Favorecer o seu desenvolvimento de acordo com a sua capacidade, não fazendo comparações com os colegas, mas estimulando-a a superar-se;
– Ser otimista perante a vida em geral, criando um ambiente positivo. É preciso que os alunos tirem o máximo partido do tempo que passam na escola, com os colegas e professores e que o façam de uma forma responsável e sentindo que têm todo o apoio que os pais lhes podem dar. A participação dos pais traz-lhes benefícios, pois que aumentando as suas
informações, melhoram o seu papel de educadores.
Aos encarregados de educação cabe a tarefa de fomentar nos seus filhos a noção de responsabilidade, que estes  desempenhem o papel de estudantes, de forma que hoje, enquanto jovens, se preparem para a vida adulta. Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, se sente mais estimulada para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove. Neste processo ganha a criança, a família e a escola. Neste processo somos todos vencedores!

O envolvimento das famílias melhora o sentimento de ligação à comunidade. Este envolvimento Escola-Família contribuirá significativamente para uma educação de sucesso, com sucesso, para o sucesso…

 

 Texto de Amanda Ferreira e Mara Galante, adaptado pelo SOE.

 

EVOLUINDO é uma comunicação mensal, enviada pelo SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – SOE, que visa levar aos pais e/ ou responsáveis textos atuais acerca do desenvolvimento da criança e do adolescente.

 

 


Leia mais sobre Evoluindo SOE

© 2025 Colégio Evolução. Powered By Agência Ópera.